GHENOVA ACRESCENTA DOIS NOVOS DIRECTORES PARA AS SUAS ÁREAS DE NEGÓCIO DE CIBERSEGURANÇA E ENERGIAS RENOVÁVEIS MARINHAS

GHENOVA-INCORPORA-DIRECTORES-CIBERSEGURIDAD-RENOVABLES

Enrique Cubeiro, capitão naval na reserva, chefiará a Unidade de Segurança Cibernética e o engenheiro naval Raúl Rodríguez será o responsável pela Unidade de Energias Renováveis Marinhas.

Sevilha, 24 de Janeiro de 2023. A Ghenova continua a avançar no seu processo de reforço das suas capacidades com a incorporação de dois novos perfis profissionais com vasta experiência para o desenvolvimento das suas áreas de ciber-segurança e de renováveis marinhas. Enrique Cubeiro Cabello, capitão naval na reserva, liderará o negócio da ciber-segurança, enquanto o engenheiro naval Raúl Rodríguez Arias liderará a Unidade de Energias Renováveis Marinhas. Ambos estarão sediados em Ferrol, onde Ghenova tem o seu segundo maior escritório após a sede em Sevilha, embora a partir daí liderem todos os recursos da sua especialidade distribuídos pelos diferentes centros de trabalho do grupo.

Em Cybersecurity, a CN(r) Cubeiro tem responsabilidades na Unidade de Ciberdefesa da Subdirecção Geral de Programas da Direcção Geral de Armamento e Material (DGAM) do Ministério da Defesa até à sua entrada na GHENOVA. Entre a sua vasta experiência na Cyber Defence, destacam-se também as suas posições como Chefe de Estado-Maior e 2º Comandante do Comando Conjunto da Cyber Defence (2017-2020) e, anteriormente, Chefe de Operações (2013-2017). É especialista em Comunicações, possui um diploma em Pessoal das Forças Armadas e um mestrado em Defesa Cibernética pela Universidade de Alcalá de Henares. Fez parte do grupo de peritos encarregado da elaboração da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética de 2019 e presidiu aos grupos de trabalho interministeriais para o desenvolvimento da linha de acção «Reforçar a Segurança Cibernética no domínio marítimo», bem como o desenvolvimento do «Guia de Boas Práticas para a Gestão de Riscos de Segurança Cibernética em Embarcações e Instalações Portuárias».

A sua missão em Ghenova será assegurar os mais altos níveis de segurança dos sistemas da empresa, bem como intensificar os serviços de ciber-segurança para clientes externos.

Em Renovables Marinas, o objectivo de Raúl Rodríguez será liderar a missão de consolidar a GHENOVA como uma das empresas de engenharia de referência neste sector, com músculo suficiente para lidar com os grandes projectos que o sector coloca em cima da mesa, mas com os níveis de proximidade e competitividade que a GHENONA normalmente oferece aos seus melhores clientes nas áreas da defesa, naval, terrestre ou energia digital. Raúl Rodríguez tem uma vasta experiência no sector eólico offshore. Licenciou-se em Engenharia Naval na Escola Técnica Superior de Ingenieros Navales (ETSIN) da Universidade Politécnica de Madrid (UPM) em 2001. Após um período de 4 anos no NAVANTIA, dedicou a sua carreira profissional ao campo das energias renováveis marinhas. Nos últimos anos, como Chefe da Engenharia Naval e Offshore na Área de Energias Renováveis Offshore da Tecnalia Research & Innovation e como Director Técnico da NAUTILUS Floating Solutions, desde 2017. É autor e co-autor de mais de 15 artigos e artigos de conferências em fóruns nacionais e internacionais, bem como titular de uma patente relacionada com as energias renováveis. Tem estado envolvido em aspectos de normalização de dispositivos de energia marinha no âmbito do IEC/TC114 e de turbinas eólicas offshore no âmbito do IEC/TC88.

Com estas duas importantes incorporações, a GHENOVA reafirma o seu compromisso com os melhores talentos a fim de continuar a crescer como uma empresa de referência nos sectores em que opera.