Ferrol, 2 de Fevereiro de 2023
A Ghenova realizou a cerimónia oficial de abertura dos escritórios recentemente remodelados da sua sede em Ferrol, a segunda maior em termos de número de profissionais depois da sede do grupo em Sevilha e já conta com mais de 170 engenheiros para trabalhar em projetos de alta complexidade tecnológica.
A cerimónia de inauguração destes escritórios recentemente remodelados foi presidida pelo Diretor Geral de Armamento e Material (DIGAM), Almirante Aniceto Rosique Nieto, contou com a presença da Secretária Geral da Indústria da Xunta, Paula Uría, e do Presidente da Câmara de Ferrol, Ángel Mato, bem como de outras autoridades e representantes do sector empresarial que tiveram a oportunidade de ver as novas instalações.
Durante a cerimónia, o presidente da Ghenova, Carlos Alejo, salientou que :
«o crescimento desta sede não é coincidência, já passaram quase 20 anos desde que começamos esta viagem e vimos como este escritório se tornou o segundo mais importante do grupo com mais de 170 pessoas».
Na mesma linha, o CEO da Ghenova, Francisco Cuervas, salientou que «assumimos um compromisso muito forte com a Ferrol desde 2003, onde sempre tivemos uma grande reserva de profissionais do mais alto nível (…) esta mudança de instalações é um passo que responde às necessidades de uma empresa em expansão. Há muitos desafios à nossa frente e é nossa responsabilidade enfrentá-los da melhor maneira possível».
Da mesma forma, o Diretor da Ghenova, Raúl Arévalo, que liderou o evento, quis: «agradecer a todas as pessoas que fizeram crescer este escritório, temos grandes desafios pela frente, tais como a ciber-segurança e as energias renováveis marinhas».
Atualmente, a partir desta sede localizada na Avenida de Esteiro em Ferrol, estão a ser realizados trabalhos em projetos de alta complexidade tecnológica, tais como a série de fragatas F110 lançada pelo Ministério da Defesa através da Direção Geral de Armamento e Material (DGAM), que será construída pela Navantia.
Neste sentido, o DIGAM, Almirante Rosique Nieto assegurou que «hoje é um dia importante para a defesa e para Ferrol, o que representa a simbiose que sempre existiu em Espanha entre a engenharia e o sector naval (…) o estabelecimento da Ghenova em Ferrol é o resultado de um clima inovador».
Por outro lado, a secretária geral da indústria da Xunta de Galicia, Paula Uría, deu «os parabéns a Ghenova pela aposta clara para Ferrol (…) na Galiza temos trabalhado na estratégia naval desde muito tempo». Na mesma linha, o Presidente da Câmara de Ferrol, Ángel Mato, salientou que «há um futuro muito promissor pela frente. As fragatas F110 serão uma magnífica mostra de como na Espanha sabemos fazer as coisas muito bem».
Do mesmo modo, durante a cerimónia, Agustín Álvarez, Diretor de Construção Naval da Navantia, salientou: «Tive o privilégio de o ver crescer, testemunhei a sua expansão internacional e hoje é um dos principais colaboradores da Navantia».
Além disso, a Ghenova incorporou recentemente dois novos gestores para liderar as áreas de ciber-segurança e de energias renováveis marinhas cujas operações serão baseadas em Ferrol.